Lavagem de Itapuã

Seja bem vindo ao cantinho dos itapuãzeiros!!!

Entre e fique à vontade!



http://jocie.free.fr/monbresil/page18/itapua.mp3

Pesquisar este blog

Parceiros desse projeto


Observatório da Discriminação Racial

O Observatório da Discriminação Racial, da Violência contra a Mulher e LGBT é um programa que tem como objetivo mapear dados que comprovem a existência de ações discriminatórias, sejam elas raciais, de gêneros ou homofóbicas. Este programa é uma ação da Prefeitura Municipal de Salvador realizado através da Secretaria da Reparação (SEMUR), que propõe diminuir as desigualdades ocorridas durante o Carnaval.

Iniciado em 2006, o Observatório da Discriminação Racial, que este ano de 2011 será instalado no Campo Grande, Estação da Lapa e Ladeira de São Bento registrou 907 ocorrências entre denúncias e observações derrubando assim a falsa idéia de democratização racial da festa.

Desde o início da ação que este programa vem desenvolvendo e adotando novas medidas de reparação. Este ano a logomarca do Programa foi alterada para evidenciar a sigla LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travesti e Transexual). A missão do Observatório da Discriminação Racial, da Violência contra a Mulher e LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) é construir indicadores que sejam utilizados como subsídios para a formulação e implantação de políticas públicas que objetivem a prevenção de discriminações e desigualdades, motivados por raça, gênero e orientação sexual durante o carnaval.

Como resultado de anos anteriores será instalado neste mês de fevereiro a Unidade Permanente do Observatório em parceria com a instituições governamentais que funcionará no 1º piso da Estação da Lapa das 09h às 18 horas com uma equipe de profissionais incluindo Advogados, Psicólogos, Assistente Social, uma equipe da Defensoria Pública e Ministério Público no recebimento de denúncias e atendimento e orientação jurídica para casos de discriminação racial e quanto à orientação sexual.


Maria Rocha
Ascom – Secretaria Municipal da Reparação (Semur)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Diversidade cultural da Lavagem de Itapuã documentada em vídeo da FGM

Redação
Por Redação (com Ascon - FGM)
Foto: Ilustração

Salvador, 19/02/2011 - Em uma iniciativa inédita, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) produzirá um vídeo-documentário sobre a tradicional Lavagem de Itapuã. Com cenas registradas durante a edição 2011 da festa - que completa 106 anos e acontece no dia 24 de fevereiro (quinta-feira) – a diversidade cultural da comemoração será retratada pelo filme que será entregue aos moradores.


Finalizado o documentário, a FGM, através do Projeto Cinema na Praça, realizará também a exibição em praça pública, para que moradores, baianos e turistas que frequentam a famosa localidade conheçam e sintam-se orgulhosos da importância histórica e cultural de uma das mais tradicionais festas de largo que acontecem em Salvador, antecipando o Carnaval.


Para o membro da comissão organizadora da Lavagem, Ives Quaglia, o vídeo produzido pela FGM será um registro importante da festa. “O vídeo, além de registrar esta que é uma das festas de largo mais tradicionais de Salvador, brinda a interface entre a comunidade e o poder público, através da FGM, que é a instituição cultural oficial da cidade”.